Skip to content Menu

You are here:

Mariana from Brasil

Nome/nome: Mariana

Idade: 21 anos

País/o seu país: Brazil 

Nome do seu projeto/nome do seu Projeto: Rede Paulista de Futebol de rua

No projeto desenvolvido pela Rede Paulista de Futebol de rua, desenvolvemos trabalhos com as crianças, adolescentes e jovens através da metodologia do futbol callejero que consiste em utilizar uma paixão mundial para a transformação e novas perspectivas a esses meninos e meninas que participam das oficinas.

O jogo acontece em 3 tempos e não há árbitro, apenas mediadores para ajudarem no processo de diálogo, pois a decisão e totalmente dos jogadores(as) que participam. No primeiro tempo eles acordam as regras em conjunto, no segundo tempo jogam de acordo com as regras estabelecidas no primeiro tempo e praticando três valores essências para o acontecimento da partida que é, solidariedade, respeito e coletividade. Cada um dos três valores vale um ponto e a vitória vale somente um ponto também, independente do término do placar.

Desta forma no terceiro tempo, após o jogo encerrar eles dialogam se houveram os valores no jogo, se eles foram praticadas para desta forma obter o resultado final, podendo uma equipe fazer no máximo 4 pontos, não necessariamente quem ganha na partida, ganha também na pontuação final, pois para a vitória tem que haver um equilíbrio entre a partida e os valores.

Desta forma os participantes aprendem a importância desses valores e o quanto eles agregam para a vida fora das quatro linhas também, dando as ferramentas necessárias para que eles se formem quanto cidadãos(as), aprendendo a respeitar, ser solidário e coperar com o outro.

Também somos multiplicadores da metodologia para outros lugares, até mesmo dentro das universidades, para que possam ser trabalhados dentro da escola e está acontecendo atualmente fortemente nas comunidades vulneráveis de São Paulo.

Abordamos sobre gênero, cultura de paz, espaços seguros, identidade étnico racial, dentro diversos outros assuntos importantes através desse futebol.

Why are you active for children’s rights? Por qué militas en favor de los derechos de los ninos?

Porque sei da importância que é trabalhar em prol a educação infantil, garantizar os direitos de crianças, adolescentes e jovens para alcançar uma nação e um mundo com oportunidades, igualdade de direitos e a garantia deles, pois toda e qualquer violação de direito em qualquer âmbito familiar afeta as crianças, pois elas estão diretamente ligadas a dependência do emprego do pai ou mãe, dos direitos ambientais que podem afetar seu futuro, dentro outros temas tão importantes.

Lutar pelo direito das crianças é entender a necessidade de garantizar que ela seja criança e que ela possa crescer com oportunidades e que elas sejam iguais para todos.

Todos nós temos o direito a educação, o direito a saúde, o direito a moradia, mas infelizmente nem sempre é assim que acontece e a nossa luta só para, quando essas violações de direitos acabarem.


Back to top of page